top of page

O poder do cinco: Descubra os 5 pilares da comida japonesa

O número cinco tem uma grande importância na cultura japonesa, se estendendo inclusive à sua culinária tradicional. Alguns dos seus conceitos básicos estão em vigor há séculos e compõe os 5 pilares da comida japonesa.

Pessoa preparando comida japonesa

Foto por Ivan Samkov em Pexels.com

Primeiro Pilar da comida japonesa: Os cinco sentidos.

Na cultura japonesa, o alimento deve ser apreciado através de todos os cinco sentidos. O paladar e o olfato são os grandes responsáveis pela nossa percepção da comida. No entanto, a visão e a audição tanto no momento do preparo quanto no momento de saborear a comida estimulam o prazer na hora da degustação, bem como o tato, que diz respeito às texturas dos alimentos e das louças e utensílios.

Segundo pilar da comida japonesa: As cinco cores

Na comida japonesa, prevalecem as cores branca, preta, vermelha, verde e amarela, que, além de trazer estímulo visual, agregam grande valor nutricional aos pratos. Essas cores são influências budistas que também podem ser vistas nas arquiteturas dos templos, cerâmicas e artes.

Terceiro pilar da comida japonesa: Os cinco sabores.

A comida japonesa procura explorar os sabores salgado, doce, azedo, amargo e umami nas refeições. O Umami foi descoberto no início do século XX. Seu nome vem da palavra japonesa umai, que significa delicioso e se refere aos alimentos que contêm glutamato tais como carnes, peixes, laticínios e legumes. Possui um gosto residual suave e duradouro.

Quarto pilar da comida japonesa: As cinco maneiras de preparo dos alimentos.

Podem ser crus, cozidos, fritos, assados ou grelhados. Quando somadas, essas cinco formas de preparação tornam a experiência gastronômica da refeição completa.

Quinto pilar da comida japonesa: As cinco atitudes.

Durante a degustação da comida, os japoneses seguem a doutrina budista. De acordo com ela, há cinco atitudes básicas que devem prevalecer durante uma refeição: refletir sobre o trabalho realizado até a comida chegar à mesa, sobre merecer a refeição, limpar a mente de pensamentos egoístas ao saborear a comida, refletir se o alimento em questão é saudável para o corpo e aceitar o alimento com gratidão.

Foto por Ivan Samkov em Pexels.com


0 visualização0 comentário
bottom of page